A Lagoa dos Salgados faz parte de um conjunto de lagoas de pequena dimensão do litoral algarvio, correspondendo ao estado terminal de colmatação do sistema lagunar da Ribeira de Espiche. Esta lagoa está classificada como zona sensível e constitui um sistema de transição entre a zona costeira e a zona terrestre, com características de lagoa interior, ocupando uma enseada de depósitos aluvionares salinizados.
Esta lagoa situa-se sobre os antigos sapais de Pêra. Esta tornou-se nos últimos anos um dos locais de observação de aves mais visitados do Algarve.
Na lagos existe vegetação emergente que serve de refúgio a várias espécies de aves aquáticas.
Esta zona húmida está localizada entre os limites dos concelhos de Albufeira e Silves e está instalada numa pequena depressão, com cerca de 1.5Km2. A lagoa é mantida isolada do meio marinho devido à presença de uma barreira arenosa contínua, que funciona como estrutura de contenção do caudal fluvial. Em regime natural, a comunicação com o mar estabelece-se quando o plano de água no interior da lagoa atinge o topo da barreira, abrindo uma barra e escoando o volume de água acumulado na depressão, libertando um caudal de cerca de 2.5Mm3.
Fontes: ccdr-alg avesdeportugal
Agosto 2009