Surgiu em 2004, o Parque Verde de Mondego é um projecto do arquitecto Camilo Cortesão, inserido no programa Polis Coimbra, que abrange as duas margens do rio Mondego.
Este é um espaço verde, com restaurantes, bares, um parque infantil, pavilhões de exposições temporárias (foto) e o Pavilhão Centro de Portugal (foto), projectado por Souto Moura e Álvaro Siza Vieira.
Basófias é um barco que "apresenta" às pessoas as algumas belezas de Coimbra junto ao rio Mondego. A viagem dura sensivelmente uma hora, através de um percurso ao longo do rio Mondego. Para se poder andar nele, devem-se dirigir ao parque Manuel Braga, mais conhecido pelo parque da cidade, a um espaço referenciado.
Esta é uma amostra de como é a tradicional Garraida Académica, que decorre na semana da Queima das Fitas de Coimbra, na cidade da Figueira da Foz.
Neste evento participam estudantes. Para além de uma tourada "tradicional", existe a ida dos estudantes para a arena "tourearem", como se verifica na fotografia.
Praia fluvial popular com instalações para poder grelhar petiscos e pitorescas casas de xisto de arrecadação para as azeitonas. Algumas foram transformadas em balneários. Tal como já referi, para se chegar até lá, a partir de Góis, segue-se em direcção a aldeia de Cortecega e continua-se para Este, até aparecerem umas indicações para Cadafaz (freguesia a que petence).
A aldeia Cabreira situa-se na margem norte do rio Ceira. Por baixo da aldeia, até ao rio, encontram-se porções de terra cultivada e por baixo destas está uma praia fluvial.
Esta é a Ponte do Lagar, a ponte medieval que atravessa o rio Ceira. Para se chegar até lá pode-se ir a partir de Góis em direcção à aldeia de Cortecega, sempre para Este.