Acerca de mim

A minha foto
Há muito para dizer acerca de mim...poderia descrever-me, mas não me apetece...quem sabe um dia!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cascata do Arado e Pedra Bela- Gerês

Partindo das Caldas do Gerês, siga em direcção à Barragem da Caniçada. Poucos metros à frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação "Ermida". Vire nessa direcção e siga por essa estrada que é apertada mas com belas paisagens.
Suba até ao alto onde poderá observar um pequeno riacho que desagua no Rio Arado e outra bela cascata mais acima com belas lagoas. Consoante a altura do ano poderá tomar um banho refrescante nas águas límpidas destes lagos e cascatas.





Situada em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque, que fascina quem contempla esta maravilha da natureza.

A Cascata do Arado está situada a uma altitude de cerca de 900 metros, criando uma sucessão de cascatas únicas, onde a água pura da montanha encara a dura rocha, plena de beleza.

Faça o caminho inverso e siga em direcção à "Pedra Bela". Aproveitando para desfrutar do verde que o rodeia e com um pouco de sorte avistará alguns "Garranos" (Cavalos Selvagens) à solta. Encontrará um dos belos miradouros do Gerês. A "Pedra Bela". 










Junho 2009

Garranos (Cavalos selvagens) e Vacas Barrosãs do Gerês


O Garrano é um Cavalo Português à solta por terras de alto Minho.

Os Garranos são mantidos todo ano em pastoreio livre, aproveitando as áreas de serra, baldios e incultos, utilizando pastos naturais, matos e pastos arbóreos, consumindo uma gama variada destes alimentos nomeadamente na Primavera, altura do ano em que os rebentos dos matos e as folhas das árvores são mais tenras.

As vacas Barrosãs encontram-se, como se vê na fotografia, pela a estrada, encostando-se mesmo aos carros. É possível observá-las quando se segue na direcção da fronteira de Portela do Homem.





Junho 2009

Barragem da Caniçada e Ponte de Rio Caldo -Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado a 8 de Maio de 1971, tornando-se na primeira área protegida e no único Parque Nacional do país, até aí. Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares e repartindo-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre. Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem.


A barragem da Caniçada é "banhada" pelo rio Cávado que tem como afluente aí nessa zona o rio Nabagão.
Ponte de rio Caldo (freguesia) que atravessa a barragem da Caniçada. Sendo aqui um dos pontos/ quadros de recepção do Gerês.
É um local provido de uma beleza incalculável onde o brilho espelhado das águas contrasta com as montanhas à sua volta.

Nas suas águas pode-se andar de barco e descobrir nas suas recônditas margens locais da extraordinária beleza.













        Junho 2009