Partindo das Caldas do Gerês, siga em direcção à Barragem da Caniçada. Poucos metros à frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação "Ermida". Vire nessa direcção e siga por essa estrada que é apertada mas com belas paisagens.
Suba até ao alto onde poderá observar um pequeno riacho que desagua no Rio Arado e outra bela cascata mais acima com belas lagoas. Consoante a altura do ano poderá tomar um banho refrescante nas águas límpidas destes lagos e cascatas.Situada em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque, que fascina quem contempla esta maravilha da natureza.
A Cascata do Arado está situada a uma altitude de cerca de 900 metros, criando uma sucessão de cascatas únicas, onde a água pura da montanha encara a dura rocha, plena de beleza.
Faça o caminho inverso e siga em direcção à "Pedra Bela". Aproveitando para desfrutar do verde que o rodeia e com um pouco de sorte avistará alguns "Garranos" (Cavalos Selvagens) à solta. Encontrará um dos belos miradouros do Gerês. A "Pedra Bela".
Junho 2009