Acerca de mim

A minha foto
Há muito para dizer acerca de mim...poderia descrever-me, mas não me apetece...quem sabe um dia!!!

domingo, 13 de outubro de 2013

Oliveira do Hospital

"Aqui o visitante depara-se com surpreendentes retratos e refúgios encantados. Vestígios que remontam à Pré-história e tantos outros registos edificados por todo o concelho espelham a grandeza desta região. A actual sede de concelho nasce na época da 2ª cruzada, quando em São João de Jerusalém, na Terra Santa, é fundado um Hospital que irá receber os peregrinos doentes, estropiados e vítimas de ataques e assaltos, em tão longa caminhada que os levaria junto do Santo Sepulcro."


Igreja matriz de Oliveira do Hospital.

Casa museu. 

"Encostada à barroca igreja matriz de Oliveira do Hospital, a capela dos Ferreiros é um dos mais importantes espaços funerários góticos nacionais, pela relevância das obras que encerra, mas também por ser das poucas capelas sepulcrais baixo-medievais de iniciativa privada que se conservou até aos nossos dias."



Abril de 2010

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Piódão- Aldeia Histórica de Portugal

"A Aldeia de Piódão é considerada uma das mais bonitas do País, classificada como “Aldeia Histórica de Portugal“.
Situada no Centro do País, pertencente ao concelho de Arganil, na encosta da bonita Serra do Açor.
As suas típicas casas de xisto e lousa, com janelas em madeira de azul pintadas, descem graciosamente a encosta da serra, formando um anfiteatro nesta íngreme serra, sendo por muitos apelidada de “aldeia presépio”."


"Piódão é uma aldeia serrana, de feição rural, e acessos difíceis, um excelente exemplo de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais.
A natureza envolvente está quase que em estado puro, observando-se pela região diversas espécies de fauna e flora típicas do local."

À esquerda localiza-se a  Igreja Matriz do século XVII.
À esquerda o Núcleo Museológico do Piódão, onde estão expostos os costumes, as tradições e modo de vida destas antigas paragens.
Capela de S. Pedro.
 Telhados feitos em xisto, são de uma ou duas águas




Praia Fluvial do Piódão.










Fonte: terrasdeportugal
Abril 2010

Coja

"...o topónimo Coja terá origem romana, significando “cidade do Pretor”, magistrado romano, certamente seu proprietário ou senhor. Tendo por princípio que Coja era realmente a terra do Pretor, seria então de enorme importância, como que a capital da região. Talvez por isso, o cargo de pretor manteve-se durante o domínio árabe, tomando o nome de Copje, o qual originou Coja."

"Coja, considerada a “ Princesa do Alva”, é uma freguesia do concelho de Arganil, de cuja sede dista cerca de 12 quilómetros. Coimbra, sua sede distrito, situa-se a, aproximadamente, sessenta e sete quilómetros de distância, os mesmos que a separam de Viseu."

Fonte: Coja

                                                                                                                                        Abril 2010

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Sabugal- Aldeia Histórica de Portugal

"O Concelho do Sabugal integra-se na ampla unidade geográfica do Alto Côa, correspondente às terras irrigadas pelas linhas de água afluentes do curso superior deste rio."

"A região do vale superior do rio Côa concedeu óptimas condições à ocupação humana no território ao longo dos tempos."

"A presença romana é conhecida por múltiplos sítios espalhados pelo território, mas é sobretudo forte a quantidade de epígrafes conhecidas (inscrições em baixo relevo talhadas na pedra), expostas no museu, que demonstram a potencialidade da romanização da região e a aculturação das populações indígenas locais. Também ficaram alguns vestígios com que poderá contactar de calçadas, pontes e miliários que assinalam a passagem das vias mais importantes pelo Alto Côa."

"Já no período da reconquista Cristã e na época de formação da nacionalidade,a estruturação deste território cedo se fez por intermédio da criação de unidades administrativas concelhias sediadas em Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior. Nestas localidades congregaram-se os poderes políticos, judiciais, militares e económicos, ostentados em diversos imóveis que poderá observar ou visitar." (Rota dos 5 Castelos)


Fonte: cm-sabugal

Março de 2010

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sortelha- Aldeia Histórica da Guarda

Sortelha dista 14 km do Sabugal.
Localiza-se a 760 metros de altitude. Uma visita a Sortelha faz-nos regressar no tempo e parar na história. Para mim uma das mais belas aldeias de Portugal, protegida nas muralhas do seu Castelo.
As casas tradicionais, foram cuidadosamente recuperadas e permitem ao visitante percorrer as suas ruas sinuosas e aventurar-se, pelas muralhas do Castelo.
 A Porta da Vila, conhecida como a entrada na aldeia.
Esta aldeia é essencialmente construída em granito!
Esta povoação tem todo o pavimento em pedra e é rodeada de uma muralha medieval.


O eixo principal é a Rua da Fonte, que começa no largo do Curro (onde se faziam touradas a vara). Continuando depois pela rua Direita, une a Porta Nascente ou Porta do Sol à Porta Poente, virada para a Serra da Estrela e por onde segue a calçada medieval.




 O pelourinho com esfera armilar!
 O Castelo de Sortelha é monumento Nacional.

















Março 2010

Igreja da Misericórdia- Covilhã

Em pleno centro da cidade da Covilhã poder-se-á ver uma das suas igrejas.
"A Igreja da Misericórdia está situada no coração da cidade e é propriedade da Santa Casa da Misericórdia.
Foi fundada em 1641, conforme se lê nas memórias paroquiais de 1758. A primitiva igreja ruiu e foi restaurada por volta da década de 30/40 do século passado.
Construída em finais do século XVI, possui características maneiristas e barrocas.
A fachada principal apresenta portal de lintel recto, encimado pelas figuras das Virtudes Teogais, Esperança, Caridade e, no topo, a Fé, perfeitamente integradas na composição. Ao centro do frontal triangular, a imagem da Nossa Senhora do Pópulo, Padroeira das Misericórdias.
Apresenta um interior de nave única e capela-mor, com altar e estilo nacional em madeira sem revestimento a folha de ouro, com a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia no trono. O tecto da nave foi pintado em meados do século XX pelo professor António Lopes."

Fonte:cm-covilha

Março 2010

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Torre com neve- Serra da Estrela

 Estância de Ski da torre da Serra.
"No centro de uma rotunda situa-se um monumento simbólico da “Torre”, existindo também um marco geodésico que assinala o ponto mais elevado desta Serra. 
A Torre é famosa pelos seus lençóis de neve durante os meses de Inverno, atraindo um grande número de turistas."
"A Torre localiza-se no topo na imensa Serra da Estrela, no concelho de Seia, e é o símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal, situado a 1993 metros de altura.
Diz-se que já o Rei D. João VI (1816-1826) teria mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude da Serra até chegar aos 2000 metros de altura"

 Fonte: guiadacidade

Março 2010







Serra da Estrela coberta de neve

Subida ao planalto da Torre, pela aldeia do Sabugueiro,a mais alta de Portugal.

Serra da Estrela é a cadeia montanhosa com maior altitude de Portugal continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal.

A serra da Estrela é uma zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela.
Março 2010

Lagoa Comprida

"A barragem da lagoa Comprida, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. "

"A Lagoa Comprida é a maior das lagoas do maciço superior e o seu potencial hidroeléctrico elevado levou à construção da barragem em 1911, sendo uma das primeiras obras de engenharia desta natureza levadas a cabo em Portugal."

"Na vertente norte da lagoa observa-se um dos mais interessantes campos de blocos erráticos da serra da Estrela. Estes blocos de granito foram transportados pelos glaciares e abandonados aquando da fusão e recuo do gelo."


Fonte:guiadacidade

Março 2010