Acerca de mim

A minha foto
Há muito para dizer acerca de mim...poderia descrever-me, mas não me apetece...quem sabe um dia!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lagoa dos Salgados

A Lagoa dos Salgados faz parte de um conjunto de lagoas de pequena dimensão do litoral algarvio, correspondendo ao estado terminal de colmatação do sistema lagunar da Ribeira de Espiche. Esta lagoa está classificada como zona sensível  e constitui um sistema de transição entre a zona costeira e a zona terrestre, com características de lagoa interior, ocupando uma enseada de depósitos aluvionares salinizados.


Esta lagoa situa-se sobre os antigos sapais de Pêra. Esta tornou-se nos últimos anos um dos locais de observação de aves mais visitados do Algarve.
Na lagos existe vegetação emergente que serve de refúgio a várias espécies de aves aquáticas. 
Esta zona húmida está localizada entre os limites dos concelhos de Albufeira e Silves e está instalada numa pequena depressão, com cerca de 1.5Km2. A lagoa é mantida isolada do meio marinho devido à presença de uma barreira arenosa contínua, que funciona como estrutura de contenção do caudal fluvial. Em regime natural, a comunicação com o mar estabelece-se quando o plano de água no interior da lagoa atinge o topo da barreira, abrindo uma barra e escoando o volume de água acumulado na depressão, libertando um caudal de cerca de 2.5Mm3.


Fontes: ccdr-alg        avesdeportugal

Agosto 2009

Praia do Túnel (Peneco) - Albufeira

Esta é a primeira praia a nascente da Marina de Albufeira e situa-se em plena cidade de Albufeira, no centro antigo da mesma.
O acesso ao areal é feito através de um túnel escavado na arriba calcária, situada nas ruelas estreitas do centro onde existem bares e bastantes lojas. Este túnel passa por baixo do hotel desta praia.
Um grande leixão de tons quentes deteve-se no areal, resistindo ao recuo generalizado da arriba e constituindo um elemento distintivo da praia já que as ditas formações rochosas se designam pelas gentes locais de "penecos".





Agosto 2009

Praia Grande - Silves



Esta praia localiza-se a leste da praia de Armação de Pêra. Tem um areal extenso por mais de 2Km de paisagem aberta e desprovida de marcas humanas.
Este areal é delimitado pelo sapal de Alcantarilha a poente e a lagoa dos Salgados a nascentes.

O caminho de acesso à praia é em terra batida durante cerca de 2Km.







Agosto 2009

Praia de Vale do Olival - Armação de Pêra

Esta praia encontra-se imediatamente a poente da praia de Armação de Pêra.
Situa-se no extremo poente da baía de Armação de Pêra, inserindo-se numa zona rochosa.
Aqui desenvolve-se vegetação como caniços e tamargueiras.

                                                                                                                          Agosto 2009                                                                           

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Barragem de Vilarinho das Furnas -Gerês

Pontão da queda.
"Esta barragem foi inaugurada 21 de Maio de 1972 e constitui um aproveitamento da bacia hidrográfica do rio Homem. A barragem não é possuidora de central geradora eléctrica sendo apenas uma represa de água que é depois encanada e enviada para a barragem da Caniçada através de larguíssimos tubos. Podem-se ver esses tubos e respectiva central quando se vem na estrada que liga Vilar da Veiga às Termas do Gerês."



Vilarinho da Furna era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro.

A aldeia de Vilarinho das Furnas, foi submersa pela construção da Barragem Vilarinho das Furnas no rio Homem.

À direita localiza-se a albufeira da barragem do rio Homem (Vilarinho da Furna) e a barragem de Vilarinho das Furnas, à esquerda.


Usufrua da paisagem em redor.




 Junho 2009




Fonte: serra-do-geres

Campo do Gerês e Museu Etnográfico de Vilarinho da Furna

Este campo vale a pena ser visitado, é rico em espigueiros tradicionais do Minho.
Na área envolvente do museu (campo do Gerês), encontra-se um espaço anexo que representa um projecto em construção a integrar ao Museu, com espigueiros e um salão que funcionará como arquivo do património documental de Vilarinho e do concelho de Terras de Bouro que, no seu conjunto, instituem a identidade cultural deste povo. Este conjunto de edifícios, entre outros a construir, serão integrados no projecto Portas do Parque.


Este edifício pode ser visitado e funciona como centro de turismo onde se podem consultar e comprar algumas informações e lembranças do Gerês.





Junho 2009

Praia Fluvial da Albufeira da Caniçada- Gerês


É um óptimo destino para passar umas férias entre o sossego das montanhas. Há bons percursos pedestres e há possibilidade de passeios equestres na zona.
No Verão é um destino bastante apetecido para turistas que buscam o sossego e o contacto com a natureza.




Nesta praia é possível nadar, praticar canoagem, jet ski, entre outros desportos náuticos. Também é possível repousar, embora a "areia" seja bastante rochosa e difícil para andar descalço.





Junho 2009

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cascata do Arado e Pedra Bela- Gerês

Partindo das Caldas do Gerês, siga em direcção à Barragem da Caniçada. Poucos metros à frente encontrará um entroncamento à esquerda com a indicação "Ermida". Vire nessa direcção e siga por essa estrada que é apertada mas com belas paisagens.
Suba até ao alto onde poderá observar um pequeno riacho que desagua no Rio Arado e outra bela cascata mais acima com belas lagoas. Consoante a altura do ano poderá tomar um banho refrescante nas águas límpidas destes lagos e cascatas.





Situada em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Cascata do Arado é uma das mais famosas quedas de água do Parque, que fascina quem contempla esta maravilha da natureza.

A Cascata do Arado está situada a uma altitude de cerca de 900 metros, criando uma sucessão de cascatas únicas, onde a água pura da montanha encara a dura rocha, plena de beleza.

Faça o caminho inverso e siga em direcção à "Pedra Bela". Aproveitando para desfrutar do verde que o rodeia e com um pouco de sorte avistará alguns "Garranos" (Cavalos Selvagens) à solta. Encontrará um dos belos miradouros do Gerês. A "Pedra Bela". 










Junho 2009

Garranos (Cavalos selvagens) e Vacas Barrosãs do Gerês


O Garrano é um Cavalo Português à solta por terras de alto Minho.

Os Garranos são mantidos todo ano em pastoreio livre, aproveitando as áreas de serra, baldios e incultos, utilizando pastos naturais, matos e pastos arbóreos, consumindo uma gama variada destes alimentos nomeadamente na Primavera, altura do ano em que os rebentos dos matos e as folhas das árvores são mais tenras.

As vacas Barrosãs encontram-se, como se vê na fotografia, pela a estrada, encostando-se mesmo aos carros. É possível observá-las quando se segue na direcção da fronteira de Portela do Homem.





Junho 2009

Barragem da Caniçada e Ponte de Rio Caldo -Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi criado a 8 de Maio de 1971, tornando-se na primeira área protegida e no único Parque Nacional do país, até aí. Localiza-se no Alto Noroeste de Portugal, na fronteira com Espanha, cobrindo uma área de 72.000 hectares e repartindo-se pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras do Bouro e Montalegre. Engloba, de Nordeste para Sudoeste, as serras do Gerês, Soajo, Amarela e Peneda e os planaltos da Mourela e de Castro Laboreiro. O ponto mais elevado localiza-se na serra do Gerês e ultrapassa os 1500m. É atravessado por muitas linhas de água, de entre as quais se destacam os rios Cávado, Lima e Homem.


A barragem da Caniçada é "banhada" pelo rio Cávado que tem como afluente aí nessa zona o rio Nabagão.
Ponte de rio Caldo (freguesia) que atravessa a barragem da Caniçada. Sendo aqui um dos pontos/ quadros de recepção do Gerês.
É um local provido de uma beleza incalculável onde o brilho espelhado das águas contrasta com as montanhas à sua volta.

Nas suas águas pode-se andar de barco e descobrir nas suas recônditas margens locais da extraordinária beleza.













        Junho 2009